OFICINA ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO

ALGUNS MODELOS DE PROPOSTAS DE EDITAIS PARA REALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS

Rumos Itaú Cultural:

1. Descrição do conteúdo e concepção do documentário
2. Plano de realização com cronograma de atividades/produção
3. Orçamento estimado

disponível em: http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2569
ascesso em 15/06/2006


FJN fundação Joaquim Nabuco

a sinopse e justificativa do projeto; o roteiro cinematográfico com previsão de estrutura, esboço dos textos de narração e/ou texto de pesquisa e/ou indicação de possíveis depoimentos e entrevistas; o orçamento detalhado e cronograma de realização do projeto em todas as suas etapas; e o currículo do diretor.


DOCTVIII

a) Proposta de Documentário
– 01 página
(Descreva a idéia cinematográfica/audiovisual do projeto de documentário. Essa idéia deve conter em si uma visão original sobre os fenômenos abordados. Não se trata de descrição do tema ou de sua importância. Ao descrever a proposta, o autor-proponente pode apontar documentários de seu conhecimento e/ou outras referências que tenham proposta semelhante.);
b) Eleição e Descrição do(s) Objeto(s)
– 05 linhas para cada Objeto
(O documentarista se relacionará com o que/quem para levar a cabo sua Proposta de documentário? Exemplos: personagens reais; produtos materiais e imateriais da ação humana; materiais de arquivo; manifestações da natureza etc.);
c) Eleição e Justificativa para a(s) Estratégia(s) de Abordagem
– 15 linhas para cada Estratégia de Abordagem
(Como o documentarista se relacionará com cada Objeto eleito? Exemplos: modalidades de entrevista; modalidades de relação da câmera com os personagens reais; reconstituição ficcional utilizando personagens reais; construção de paisagens sonoras e/ou imagens abstratas; introdução proposital de ruídos sonoros e/ou visuais; modalidades de locução sobre imagem; formas de tratamento dos materiais de arquivo sonoros e/ou visuais; etc. Justificativa de cada Abordagem descrita.);
d) Simulação da(s) Estratégia(s) de Abordagem (OPCIONAL)
– 01 página
(Imagens simulando proposta de captação e/ou edição de imagens, sugerindo possibilidades de enquadramento, de movimentação da câmera, e tratamento visual. Texto detalhando proposta de captação e/ou edição de sons, sugerindo propostas de foco sonoro, tratamento sonoro, utilização de ruídos e sons ambientes, e utilização de músicas como ilustração ou escrita. Não serão aceitos materiais audiovisuais de qualquer natureza, como cd, dvd, vhs etc.);
e) Sugestão de Estrutura
(Sugestão de estrutura do documentário a partir da(s) Estratégia(s) de Abordagem. Não se pretende a descrição definitiva do que será o documentário, e sim uma exposição de como o autor-proponente pretende organizar as Estratégias de Abordagem no corpo do filme. A apresentação pode ser feita livremente a partir de texto corrido ou blocado);
f) Plano de Produção e Cronograma Físico-financeiro
– Formulário Padrão;
g) Orçamento (com previsão de impostos)
– Formulário Padrão;

disponível em: http://www.tve.com.br/secoes/secao.php?cod=6
ascesso dia 15/06/2006
http://www.cultura.gov.br/upload/regulamentov11_1142375806.pdf


Petrobrás:

j) Em caso de filme documentário:
1. roteiro cinematográfico com previsão de estrutura,
2. esboço dos textos de narração e/ou texto de pesquisa e/ou indicação de possíveis depoimentos e entrevistas;
disponível em:
http://www2.petrobras.com.br/CulturaEsporte/portugues/SelecaoProjetos/petrobrascultural2006/index.htm
ascesso dia 15/06/2006.

LINK PARA ARTIGO: CASCADURA, UMA EXPERIÊNCIA RADICAL

Link para artigo Cascadura, uma experiência radical

http://www.negativoonline.com/artigos.aspx?id=41

ROTEIRO OFICINA ASSAOC VINHEDO 2008

ROTEIRO TÉCNICO DO CURTA METRAGEM: SONHANDO COM O INIMIGO
Roteiro escrito por alunos da oficina Teoria e Prática do Roteiro
ASSAOC, Secretaria Municipal de Cultura de Vinhedo SP, 2008

1. INT. CONSULTÓRIO SALA DE ESPERA - DIA

1.1 PG CONSULTÓRIO- NORBERTO (45 anos, calvo e gordinho) e LUCI (25 anos, atraente) estão na sala de espera de um consultório odontológico. Norberto observa o ambiente,

1.2 PM SECRETÁRIA e TELEFONE em destaque

1.3 PP Luci lê livros

1.4 PP Norberto Observa Luci por algum instante, boceja e, em seguida, pega no sono.

2. EXT. DESERTO - DIA

2.1 PM LUCI com a cabeça para fora da diligência gritando

2.2 PM VILÃO controla as rédeas do cavalo

2.3 PM NORBERTO sobre cavalo. NORBERTO pula sobre a diligência.

2.4 PM DE CONJUNTO NORBERTO e VILÃO se atracando. Após atracar-se com o VILÃO, NORBERTO joga-o para fora da diligência e vence a briga e pára a diligência.

2.5 PM NORBERTO e LUCI, no momento em que vai beijá-la (telefone toca)

3. INT. CONSULTÓRIO SALA DE ESPERA - DIA

Norberto acorda assustado com o som do telefone da secretária, observa Luci e dorme novamente.

4. EXT. BECO- NOITE

Norberto está em um beco escuro, cheio de lixo quando aproxima-se de Luci, que está nos braços do vilão. Norberto dispara sua arma, atingindo o vilão no ombro, que foge desaparecendo nas sombras. Ao aproximar-se da mocinha para beija-la, Norberto é acordado pelo SOM DA BANDEJA do consultório que cai no chão.

5. INT. CONSULTÓRIO SALA DE ESPERA - DIA

Norberto acorda mais uma vez assustado, olha para a COPEIRA que recolhe os utensílios e volta a observar Luci, que continua ao seu lado. Ele cai no sono novamente.

6. EXT. CASTELO- DIA

Norberto está trajando capa e espada. Na entrada do castelo, ele avista a mocinha que está sendo ameaçada pelo vilão no alto da torre. Norberto sobe as escadarias, duela com floretes, desarma o inimigo, que, covardemente, se joga ao abismo. No momento em que vai beijar a mocinha, ele novamente é surpreendido.

SECRETÁRIA
(OFF)
Seu Norberto...

7. INT. CONSULTÓRIO/SALA DO DENTISTA - DIA

Norberto acorda assustado, levanta-se e dirigi-se à

8. SALA DO DENTISTA

Norberto, acompanhado pela secretária, deita-se na cadeira. O dentista está de costas preparando as ferramentas de trabalho. O dentista pega o motor e se vira para Norberto. Para o desespero de Norberto, trata-se do mesmo vilão das histórias de seu sonho.

NORBERTO
(gritando)
Ahhhhhhhh!!!


FIM

ROTEIRO PROJETO LOUCO PARA FILMAR?, ZANGÁ FILMES, 2002

“Entre picadeiros”
Roteiro escrito por alunos da oficina LOUCO PARA FILMAR?, Zangá Filmes, 2002.
Prêmio melhor curta (júri popular) e melhor roteiro VII Mostra de Cinema Super 8 de Campinas.


Cena 1: interna, quarto 1, noite.
Homem e mulher entrando no quarto. Quarto simples com cama de casal, escrivaninha e máquina de escrever. Mulher brava, tagarelando, xingando o marido sem parar. Homem cabisbaixo, com um nariz de palhaço.

Mulher:
Você pensa o que dessa vida? Pensa que vai ganhar dinheiro fazendo essas palhaçadas? Pensa que isso sustenta uma família? Clown não dá dinheiro não...Eu devia estar louca quando me casei com você...um verdadeiro palhaço! Você merece mesmo esse nariz. Merece! Que idiota eu fui. Você me disse que fazia novelas...novelas Moacir...novela das 8. Coisa chique, famosa...tudo que eu queria! Se eu soubesse que você queria ser mesmo um comediante... Agora fica descontando toda sua frustração em mim. Fazendo palhaçada por todo lugar, na frente de qualquer pessoa, na frente de nossos amigos, minha família, aí meu Deus! Eu não tenho culpa se novela é o que dá dinheiro! Ouviu?! Eu não tenho culpa! Se quiser fazer suas palhaçadas, que sejam, te aviso Moacir, que sejam longe de mim...Você me envergonha! Eu não agüento mais!

A mulher continua no quarto. Andando de um lado para outro, apontando o dedo na cara do homem. Seus xingos se transformam em ruídos, um bla-bla-bla no fundo da cena.

O Homem se dirige para sua escrivaninha, tira seu nariz e começa a escrever sua novela das 8. Close na máquina, enfatizando a frase: “Eu não agüento mais!”

Cena 2: interna, quarto 2 de motel, noite.
Quarto simples com cama de casal e espelho nas paredes.

Mulher
Estão dizendo por aí que você me traiu. Isso é verdade? Você não me ama mais? Você me traiu? Eu não agüento mais essa sua fama de garanhão...você olha para todas as mulheres que passam pelo seu caminho. Você olhou até para minha melhor amiga...assim não dá...

Homem
Não liga pra isso não meu amor. Boatos..somente boatos... Oh meu amor, eu te amo...vem cá vai, me dá um beijinho que eu to com saudades...você é minha vida!

Mulher abraça homem. Felizes os dois estão abraçados e depois de mãos dadas começam a rodar, dançar pelo quarto.

Mulher e homem continuam dançando pelo quarto. O casal roda e depois disso o homem aparece com o nariz de palhaço.

A câmera vai fechando em seu rosto e ele aos poucos vai ficando triste, desfazendo o sorriso.
Fusão para...

Cena3: quarto 1, interna, noite.
A câmara começa a se abrir, passando a mostrar novamente o homem na escrivaninha,em seu quarto (1) com a mulher atrás ainda xingando, sonorizado pelo bla-bla-bla...

Close no homem com o nariz. Triste, cabisbaixo, infeliz. Cara de saco cheio!
Ele tira o nariz de palhaço, se concentra na sua máquina de escrever e digita algo (barulho de máquina escrevendo). Close em seu rosto, sem mostrar o que ele escreve. Então ele se levanta, sai de cena, deixando a escrivaninha vazia.

Close então na máquina mostrando a frase que ele escreveu:

TEXTO
“Eu não agüento mais!”

Após isso, uma mão qualquer retira o texto da máquina, amassa e joga o papel no lixo.

Fim


Sinopse: “Entre picadeiros”

Um roteirista de novela das 8 encontra-se frustrado e num grande dilema na sua vida. As novelas que escreve são cheias de clichês e fazem sucesso. Por essa profissão o roteirista vive bem financeiramente e tem uma esposa acostumada a esse padrão de vida. Porém, o desejo do roteirista é ser comediante, brincar e rir da vida, de si mesmo, desenvolver seu clown. Por não conseguir viver disso, o roteirista vive de suas novelas e quando não está escrevendo, está zombando da vida. O relacionamento com sua mulher está em crise.Sua esposa não o agüenta mais... E ele não agüenta mais viver esse dilema

ROTEIRO CURTA FICÇÃO OFICINA BEM-TE-VI 2007

ROTEIRO CURTA-METRAGEM
ESCRITO POR ALUNOS DA OFICINA FICÇÃO, PROJETO BEM-TE-VI, CAMPINAS 2007

Título: Triângulo Amoroso

1. EXTERNA – BOSQUE - DIA

LAURA, 16 anos, está sentada em um banco do bosque lendo uma revista.
GABY, 18 anos, passa por Laura falando ao celular. Gaby pára próxima a Laura, olha para Laura como se a reconhecesse. Após um instante de exitação:

GABY: Laura?

LAURA: (olha para Gaby) Gaby!!!

Laura deixa a revista de lado e salta para abraçar Gaby calorosamente.

GABY: Quanto tempo!

LAURA: Você sumiu!

GABY: Pois é, muito trabalho...

LAURA: Nem me fale, eu também estou estudando bastante.

Gaby e Laura se sentam no banco.

LAURA: Nossa! Você não vai acreditar, eu estou super apaixonada!

GABY: Que bom! E quem é o felizardo?

LAURA: Ah, o Rick.

GABY: Até nisso nós somos parecidas...

LAURA: Não me diga que você também está apaixonada...

Gaby faz que sim com a cabeça.
As duas se abraçam novamente.

GABY: O nome dele é Renner.

LAURA: Você vai ter a chance de conhecer o Rick.

GABY: Jura!

LAURA: Estou esperando o Rick há um tempão...

GABY: Quanto tempo?

LAURA: (olhando para o seu relógio) Dois minutos.

GABY: Só dois minutos?

LAURA: (pega seu celular) Será que eu ligo para ele?

GABY: Espera um pouco, ele deve estar se arrumando ainda. Vamos conversar.

Laura se levanta agitada.

LAURA: (sem prestar muita atenção em Gaby, falando só por falar) E aí, como você está?

GABY: Deixa eu te falar do Renner!

LAURA: Renner? Quê Renner?

GABY: Meu namorado!

LAURA: Você ta namorando?

GABY: Eu já te disse!

LAURA: Ah é, desculpa (volta a se sentar).

GABY: O Renner é tão fofo...

LAURA: O Rick também, só que não é pontual.

GABY: O Renner nunca me deu bolo.

LAURA: Mas o Rick tem outras qualidades. Ele é muito descontraído.

GABY: Ah, o Renner é meio tímido.

LAURA: O Rick é muito orgulhoso.

GABY: O Renner é bem humilde.

LAURA: Ah, mas essa demora, agora eu vou ligar.

2. EXT. BOSQUE – DIA

Uma seqüência de vários planos curtos mostrando as duas em diferentes posições para marcar passagem de tempo.

3. EXT. BOSQUE – DIA

Laura e Gaby continuam sentadas no banco. Cara de desânimo das duas.

LAURA: Eu não acredito! Já faz quase uma hora!

GABY: Acho que o teu namorado te deu bolo.

Pausa.

GABY: Acho que eu vou embora.

LAURA: Espera um pouco!

GABY: Não vai dar, acabou meu horário de almoço, tenho que trabalhar.

LAURA: (após pensar um instante, desconsolada) É, acho melhor ir embora também. Deve ter acontecido alguma coisa com o Rick. Ele nunca fez isso comigo...

As duas se levantam e se abraçam para despedir.
De repente, ainda estando abraçadas, Laura abre um enorme sorriso.

LAURA: (falando alto e feliz) Rick!!!

RICK vem em sua direção.
Gaby se vira para olhar para Rick.

GABY: (falando alto e brava) Renner?...

Rick pára de repente.
Laura olha para Gaby sem entender nada.

LAURA: (para Gaby) Como assim?...

GABY: (para Laura) Esse é o meu Renner!

LAURA: (para Gaby) Não, esse é o meu Rick!

As duas olham para Rick/Renner.
Rick/Renner com um sorrisinho maroto no rosto.
As duas voltam a se olhar. Após um breve instante, as duas se dão conta da trapaça do namorado, olham para Rick/Renner enfurecidas.
Percebendo o enrosco em que se meteu, Rick/Renner corre desesperadamente dali.
Laura e Gaby iniciam perseguição.
No meio do caminho, as duas param ao mesmo tempo. Uma olha para a outra, sorriem e saem caminhando de mãos dadas na direção oposta de Rick/Renner.

FIM

OFICINA ANÁLISE DE ROTEIROS


ESTRUTURAS DE ANÁLISE (PEÇA, ROTEIRO)

  1. contexto peça – autor e época
  2. estilo e gênero
  3. ação principal, idéia central. Unidade de ação, entrelaçamento das ações. Estrutura
  4. personagens: os principais, sua importância, objetivos, vontade e determinações
  5. obstáculos enfrentados, conflito. Conflito principal, conflitos internos
  6. modo de caracterização dos personagens
  7. situações dramáticas
  8. funções dos personagens
  9. adequação dos meios empregados pelo autor ao fim proposto, tema da peça, eficiência comunicação

2° modelo (Resumo tópicos principais)

  1. estudar conflitos

conflito principal

demais conflitos

evolução conflito

vontades e objetivos

conflitos internos

relação entre conflitos e unidades

  1. ação dramática

identificar ação principal

ações secundárias

unidade de ação

estilo autor – estrutura dramática, artifícios narrativos...


Resumo de material encontrado em:

Pallottini, Renata. Dramaturgia: Construção do Personagem. São Paulo: Editora Ática, , 1989.



NARRAÇÃO: TÓPICOS DE ANÁLISE

Estrutura narrativa (linear, não linear)

Flash-Back, Flash-Foward e conseqüências

Apresentação (exposição), confrontação (desenvolvimento) e resolução (desfecho),

como são trabalhadas no roteiro essas três etapas

Tipos de cenas, cenas dramáticas (desenvolvem conflitos?), cenas de transição,

cenas de descrição...

Tempo das cenas, transições espaciais e temporais entre as cenas

Relação entre cenas e seqüências, estão amarradas por uma única ação (unidade de

ação), ou desenvolvem várias ações sem relação entre elas (estrutura épica)

Pontos de virada (quantos, quais?)

Pontos de vista da narração (foco narrativo)

Jean Pouillon (3 tipos):

Visão por trás (narrador onisciente, lê tudo o que se passa na cabeça dos

personagens)

Visão com (narração centrada em um personagem)

Visão de fora (ação vista do exterior, mais objetiva)

Gerard Genette:

Focalização zero (narrador sabe mais que personagens, lê todos os pensamentos)

Focalização interna (narrador sabe apenas o que um determinado personagem sabe)

Focalização externa (visão de fora, mais objetiva)


OFICINA ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO


Bibliografia


BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

CAVALCANTI, Alberto. Filme e realidade. Rio de Janeiro: Editora Artenova, EMBRAFILME, 1977.

Carrière, Jean Claude; Bonitzer, Pascal. Prática do Roteiro Cinematográfico. São Paulo: JSN

Editora, 1996.

Chion, Michel. O Roteiro de Cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Comparato, Doc. Da Criação ao Roteiro. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1995.

DA-RIN, Silvio. O espelho partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue

Editorial, 2004.

Field, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1995.

Howard, David; Mabley, Edward. Teoria e Prática do Roteiro. São Paulo: Editora Globo, 1995.

LABAKI, Amir. Introdução ao documentário brasileiro. São Paulo: Editora Francis, 2006.

LEONE, Eduardo. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. Belo Horizonte: Editora: UFMG, 2005.

LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge

Zahar, 2004.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus Editora, 2005.

REISZ, Karel; MILLAR, Gavin. A técnica da montagem cinematográfica. Rio de Janeiro: Editora

Civilização Brasileira, EMBRAFILME, 1978.

RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: Faperj, DP&A editora, 2002.

SARAIVA, Leandro; CANITO, Newton. Manual de roteiro. São Paulo: Conrad Livros, 2004.

WATTS, Harris. Direção de câmera, um manual de técnicas de vídeo e cinema. São Paulo: Summus

Editorial, 1999.



Filmografia



A história de Louisiana (Louisiana story, Robert Flaherty, 1948)

Arraial do Cabo (Paulo Cezar Saraceni, 1960)

Aruanda (Linduarte Noronha, 1960)

Cabra marcado para morrer (Eduardo Coutinho, 1984)

Caixeiro-Viajante (Salesman, Albert Maysles, David Maysles, Charlotte Zwerin, 1968)

Conterrâneos velhos de guerra (Vladimir Carvalho, 1990)

Crise (Crisis, Robert Drew, 1962)

Dont look back (D.A. Pennebaker, 1966)

Edifício Master (Eduardo Coutinho, 2002)

Entreatos (João Moreira Salles, 2004)

Estamira (Marcos Prado, 2007)

Eu, um negro (Moi, um noir, Jean Rouch, 1958)

Gimme shelter (Albert & David Maysles, 1969)

Jaguar (Jean Rouch, 1967)

Jango (Silvio Tendler, 1984)

Justiça (Maria Augusta Ramos, 2004)

Notícias de uma guerra particular (João Moreira Salles, Kátia Lund, 1999)

O prisioneiro da grade de ferro (Paulo Sacramento, 2004)

Ônibus 174 (José Padilha, 2002)

Os anos JK (Silvio Tendler, 1980)

Os pescadores de Aran (Man of Aran, Robert Flaherty, 1934)

Prelúdio de uma guerra (Prelude of war, Frank Capra, 1942)

Primárias (Primary, Robert Drew, 1960)

Pro dia nascer feliz (João Jardim, 2006)

Retrato de classe (Gregório Bacic, 1977)

Roger & eu (Roger & me, Michael Morre, 1989)

Tiros em Columbine (Bowling for Columbine, Michael Moore, 2002)

Vocação do poder (Eduardo Escorel, José Joffily, 2005)