ROTEIRO PROJETO LOUCO PARA FILMAR?, ZANGÁ FILMES, 2002

“Entre picadeiros”
Roteiro escrito por alunos da oficina LOUCO PARA FILMAR?, Zangá Filmes, 2002.
Prêmio melhor curta (júri popular) e melhor roteiro VII Mostra de Cinema Super 8 de Campinas.


Cena 1: interna, quarto 1, noite.
Homem e mulher entrando no quarto. Quarto simples com cama de casal, escrivaninha e máquina de escrever. Mulher brava, tagarelando, xingando o marido sem parar. Homem cabisbaixo, com um nariz de palhaço.

Mulher:
Você pensa o que dessa vida? Pensa que vai ganhar dinheiro fazendo essas palhaçadas? Pensa que isso sustenta uma família? Clown não dá dinheiro não...Eu devia estar louca quando me casei com você...um verdadeiro palhaço! Você merece mesmo esse nariz. Merece! Que idiota eu fui. Você me disse que fazia novelas...novelas Moacir...novela das 8. Coisa chique, famosa...tudo que eu queria! Se eu soubesse que você queria ser mesmo um comediante... Agora fica descontando toda sua frustração em mim. Fazendo palhaçada por todo lugar, na frente de qualquer pessoa, na frente de nossos amigos, minha família, aí meu Deus! Eu não tenho culpa se novela é o que dá dinheiro! Ouviu?! Eu não tenho culpa! Se quiser fazer suas palhaçadas, que sejam, te aviso Moacir, que sejam longe de mim...Você me envergonha! Eu não agüento mais!

A mulher continua no quarto. Andando de um lado para outro, apontando o dedo na cara do homem. Seus xingos se transformam em ruídos, um bla-bla-bla no fundo da cena.

O Homem se dirige para sua escrivaninha, tira seu nariz e começa a escrever sua novela das 8. Close na máquina, enfatizando a frase: “Eu não agüento mais!”

Cena 2: interna, quarto 2 de motel, noite.
Quarto simples com cama de casal e espelho nas paredes.

Mulher
Estão dizendo por aí que você me traiu. Isso é verdade? Você não me ama mais? Você me traiu? Eu não agüento mais essa sua fama de garanhão...você olha para todas as mulheres que passam pelo seu caminho. Você olhou até para minha melhor amiga...assim não dá...

Homem
Não liga pra isso não meu amor. Boatos..somente boatos... Oh meu amor, eu te amo...vem cá vai, me dá um beijinho que eu to com saudades...você é minha vida!

Mulher abraça homem. Felizes os dois estão abraçados e depois de mãos dadas começam a rodar, dançar pelo quarto.

Mulher e homem continuam dançando pelo quarto. O casal roda e depois disso o homem aparece com o nariz de palhaço.

A câmera vai fechando em seu rosto e ele aos poucos vai ficando triste, desfazendo o sorriso.
Fusão para...

Cena3: quarto 1, interna, noite.
A câmara começa a se abrir, passando a mostrar novamente o homem na escrivaninha,em seu quarto (1) com a mulher atrás ainda xingando, sonorizado pelo bla-bla-bla...

Close no homem com o nariz. Triste, cabisbaixo, infeliz. Cara de saco cheio!
Ele tira o nariz de palhaço, se concentra na sua máquina de escrever e digita algo (barulho de máquina escrevendo). Close em seu rosto, sem mostrar o que ele escreve. Então ele se levanta, sai de cena, deixando a escrivaninha vazia.

Close então na máquina mostrando a frase que ele escreveu:

TEXTO
“Eu não agüento mais!”

Após isso, uma mão qualquer retira o texto da máquina, amassa e joga o papel no lixo.

Fim


Sinopse: “Entre picadeiros”

Um roteirista de novela das 8 encontra-se frustrado e num grande dilema na sua vida. As novelas que escreve são cheias de clichês e fazem sucesso. Por essa profissão o roteirista vive bem financeiramente e tem uma esposa acostumada a esse padrão de vida. Porém, o desejo do roteirista é ser comediante, brincar e rir da vida, de si mesmo, desenvolver seu clown. Por não conseguir viver disso, o roteirista vive de suas novelas e quando não está escrevendo, está zombando da vida. O relacionamento com sua mulher está em crise.Sua esposa não o agüenta mais... E ele não agüenta mais viver esse dilema