OFICINA ANÁLISE DE ROTEIROS


ESTRUTURAS DE ANÁLISE (PEÇA, ROTEIRO)

  1. contexto peça – autor e época
  2. estilo e gênero
  3. ação principal, idéia central. Unidade de ação, entrelaçamento das ações. Estrutura
  4. personagens: os principais, sua importância, objetivos, vontade e determinações
  5. obstáculos enfrentados, conflito. Conflito principal, conflitos internos
  6. modo de caracterização dos personagens
  7. situações dramáticas
  8. funções dos personagens
  9. adequação dos meios empregados pelo autor ao fim proposto, tema da peça, eficiência comunicação

2° modelo (Resumo tópicos principais)

  1. estudar conflitos

conflito principal

demais conflitos

evolução conflito

vontades e objetivos

conflitos internos

relação entre conflitos e unidades

  1. ação dramática

identificar ação principal

ações secundárias

unidade de ação

estilo autor – estrutura dramática, artifícios narrativos...


Resumo de material encontrado em:

Pallottini, Renata. Dramaturgia: Construção do Personagem. São Paulo: Editora Ática, , 1989.



NARRAÇÃO: TÓPICOS DE ANÁLISE

Estrutura narrativa (linear, não linear)

Flash-Back, Flash-Foward e conseqüências

Apresentação (exposição), confrontação (desenvolvimento) e resolução (desfecho),

como são trabalhadas no roteiro essas três etapas

Tipos de cenas, cenas dramáticas (desenvolvem conflitos?), cenas de transição,

cenas de descrição...

Tempo das cenas, transições espaciais e temporais entre as cenas

Relação entre cenas e seqüências, estão amarradas por uma única ação (unidade de

ação), ou desenvolvem várias ações sem relação entre elas (estrutura épica)

Pontos de virada (quantos, quais?)

Pontos de vista da narração (foco narrativo)

Jean Pouillon (3 tipos):

Visão por trás (narrador onisciente, lê tudo o que se passa na cabeça dos

personagens)

Visão com (narração centrada em um personagem)

Visão de fora (ação vista do exterior, mais objetiva)

Gerard Genette:

Focalização zero (narrador sabe mais que personagens, lê todos os pensamentos)

Focalização interna (narrador sabe apenas o que um determinado personagem sabe)

Focalização externa (visão de fora, mais objetiva)