OFICINA ANÁLISE DE ROTEIROS
DESENVOLVIMENTO E CRONOGRAMA:
 
A primeira parte do curso estará centrada à análise do roteiro Cães de Aluguel. Esse exercício de análise irá dar subsídios para análises posteriores de roteiro de longas-metragens e curtas-metragens conforme indicado no cronograma e filmografia abaixo.
 
1. Introdução. Apresentação do curso. Comentário sobre a bibliografia fornecida. Aspectos gerais ligados ao roteiro de cinema: O que é um roteiro? Para que serve? Como se escreve? Distribuição para leitura do roteiro Cães de Aluguel. Primeiras considerações sobre o roteiro de Tarantino.
 
2. Exibição do filme Cães de Aluguel. Comentário sobre a relação roteiro e filme. As diferenças de concepção de espaço, o papel do diretor ao re-interpretar o texto dramático.
 
3. Cães de Aluguel: Roteiro e Estrutura. Comentário sobre a relação entre verborragia e estrutura narrativa no roteiro de Tarantino. Macroestrutura e microestrutura do roteiro.
 
4. Cães de Aluguel: Roteiro e Ação dramática. O papel da palavra como veículo condutor da ação. Os personagens e respectivos campos de força dramática.
 
5. Cães de Aluguel e o modelo clássico de roteiro. Protagonista e objetivo. A divisão em atos. O ponto de virada. Estrutura linear e não-linear. O paradigma de Syd Field.
 
6. Cinema contemporâneo e roteiro. O cinema de autor e modelos alternativos de roteiro. A estrutura épica. Influências do drama moderno.
 
7. Roteiro e Curta-Metragem. Características do formato. Diferenças entre curta e longa.
 
8. Cinema brasileiro e roteiro. Criação e mercado. Entre Beto Brant e Jorge Furtado.
 
 
CARGA HORÁRIA:
 
Total = 24 horas
Duração do projeto = 8 semanas; 1 vez por semana, aulas com 3 horas de duração
BIBLIOGRAFIA
 
ABREU, Luís Alberto de. Narradores de Javé. São Paulo: Imprensa Oficial, 2004.
AQUINO, Marçal. O Invasor. São Paulo: Geração Editorial, 2002.
Carrière, Jean Claude; Bonitzer, Pascal. Prática do Roteiro Cinematográfico. São Paulo: 
          JSN Editora, 1996.
Carrière, Jean-Claude. A Linguagem Secreta do Cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 
          1995
Chion, Michel. O Roteiro de Cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Comparato, Doc. Da Criação ao Roteiro. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1995.
Field, Syd.  Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1995.
Field, Syd.  Quatro Roteiros. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1997.
Field, Syd. Os Exercícios do Roteirista. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1996.
Howard, David; Mabley, Edward. Teoria e Prática do Roteiro. São Paulo: Editora Globo, 
          1995.
Márquez, Gabriel García. Me Alugo para Sonhar, Oficina de Roteiro. Niterói, Rio de Janeiro: 
          Casa Jorge Editorial, 1995.
Pallottini, Renata. Introdução à Dramaturgia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.
Pallottini, Renata. Dramaturgia: Construção do Personagem. São Paulo: Editora Ática, 
          1989.
ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 1997.
 
 
14. ANEXO: FILMOGRAFIA
 
Cães de aluguel (Quentin Tarantino, EUA, 1992)
Gritos e sussurros (Ingmar Bergman, 1972)
O dia em que Dorival encarou a guarda (Jorge Furtado, BR, 1986)
O homem que copiava (Jorge Furtado, 2002)
O invasor (Beto Brant, BR, 2002)
O raio verde (Eric Rohmer, FR, 1986)