OFICINA ROTEIRO DOCUMENTÁRIO - BIBLIOGRAFIA DO CURSO

OFICINA ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO

COORDENADOR: SÉRGIO PUCCINI

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

CAVALCANTI, Alberto. Filme e realidade. Rio de Janeiro: Editora Artenova, EMBRAFILME, 1977.

Carrière, Jean Claude; Bonitzer, Pascal. Prática do Roteiro Cinematográfico. São Paulo: JSN

Editora, 1996.

Chion, Michel. O Roteiro de Cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Comparato, Doc. Da Criação ao Roteiro. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1995.

DA-RIN, Silvio. O espelho partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue

Editorial, 2004.

Field, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1995.

Howard, David; Mabley, Edward. Teoria e Prática do Roteiro. São Paulo: Editora Globo, 1995.

LABAKI, Amir. Introdução ao documentário brasileiro. São Paulo: Editora Francis, 2006.

LEONE, Eduardo. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. Belo Horizonte: Editora: UFMG, 2005.

LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge

Zahar, 2004.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus Editora, 2005.

REISZ, Karel; MILLAR, Gavin. A técnica da montagem cinematográfica. Rio de Janeiro: Editora

Civilização Brasileira, EMBRAFILME, 1978.

RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: Faperj, DP&A editora, 2002.

SARAIVA, Leandro; CANITO, Newton. Manual de roteiro. São Paulo: Conrad Livros, 2004.

WATTS, Harris. Direção de câmera, um manual de técnicas de vídeo e cinema. São Paulo: Summus

Editorial, 1999.


OFICINA ROTEIRO DOCUMENTÁRIO - ELEMENTOS DO DOCUMENTÁRIO

OFICINA ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO

COORDENADOR: SÉRGIO PUCCINI

ELEMENTOS DO DOCUMENTÁRIO

Imagem

1. imagens obtidas através de registros originais

1. 1. registros de eventos autônomos

1. 2. registros de eventos integrados

2. imagens obtidas em material de arquivo

3. imagens obtidas através de recursos gráficos

Som

1. som direto

2. som de arquivo

3. voz over

4. efeitos sonoros

5. trilha musical




OFICINA ROTEIRO DOCUMENTÁRIO - MODELOS DE PROPOSTA

OFICINA ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO

COORDENADOR SÉRGIO PUCCINI

AULA 2

MODELO DE PROPOSTA
Alan Rosenthal:

1. Declaração inicial trazendo o título e assunto do filme, sua duração aproximada.

2. Breve apresentação do assunto, com justificativa.

3. Estratégias de abordagem, estrutura e estilo.

4.Cronograma de filmagem (opcional).

5. Orçamento (aproximado).

6. Público alvo, estratégias de marketing e distribuição (opcional).

7. Curriculum do diretor e cartas de apoio e recomendação.

8. Anexos. Fotos, vídeos, desenhos mapas, qualquer coisa que enriqueça a proposta e ajude a vender o projeto1.


Michael Rabiger:

MODELO DE PROPOSTA DE FILMAGEM

Título do projeto: Formato:

Diretor: Diretor de fotografia:

Operador de áudio: Editor:

Outros: (função)

1. Hipótese de trabalho e interpretação.

2. Tema e exposição do tema.

3. Seqüências de ação.

4. Personagens principais.

5. Conflito.

6. Público alvo e expectativa de resposta dessa audiência.

7. Entrevistas. Lista descritiva dos entrevistados.

8. Estrutura.

9. Estilo.

10. Resolução.2

1. ROSENTHAL, Alan. Writing, directing, and producing documentary films and videos. Carbondale and Edwardsville: Southern Illinois University Press, 1996, p. 25.

2. RABIGER, Michael. Directing the documentary. Boston: Focal Press, 1998, p. 113.